Gonçalves Imóveis explica como é o financiamento imobiliário

Blog

Gonçalves Imóveis explica como é o financiamento imobiliário

Adquirir um imóvel é o grande sonho da maioria das pessoas. E concretizar esse grande sonho é um grande passo, seja por seu significado, seja pelo valor financeiro envolvido.

Estatísticas mostram que é sempre muito difícil que alguém tenha todo o valor do imóvel já guardado. E é aí que entra o financiamento imobiliário.

Mas você sabe o que é isso? A Gonçalves Imóveis explica.

Financiamento imobiliário é quando alguém toma dinheiro emprestado de um banco para comprar um imóvel e paga a dívida em prestações e com juros. Nele, o comprador costuma pagar um percentual na entrada para o vendedor e o restante toma emprestado com o banco. Esse empréstimo será pago com juros e em parcelas em até no máximo 35 anos.

Nesse período o imóvel fica atrelado ao comprador, mas não pode ser negociado. Na modalidade mais simples de contrato o banco fica sendo o dono até que a dívida seja completamente quitada. Se a dívida não for pagar o imóvel fica para o banco.

Que instituições fazem financiamento imobiliário?

De acordo com o especialista em negócios imobiliários e dono da Gonçalves Imóveis, Nelson Gonçalves Dias, esse empréstimo – também conhecido com financiamento – pode ser feito em vários bancos. O que muda são as condições de pagamento, as taxas de juros, a duração dos contratos e quanto do imóvel pode ser financiado.

O primeiro passo, segundo ele, é procurar os bancos ou seus correspondentes e checar quem tem as melhores propostas. “Na Gonçalves Imóveis, por exemplo, nós trabalhamos com a Caixa, o Bradesco e o Itaú. Somos – há anos – correspondentes destas instituições financeiras”, destaca.

“A vantagem de procurar um correspondente bancário é que tudo é mais seguro, confortável, sem filas e demora”, diz. Ele lembra que o interessado não precisa ser cliente do banco, mas se for, as taxas podem ser melhores e o crédito aprovado com mais agilidade.

Nelson Gonçalves Dias aponta ainda que a Caixa Econômica Federal costuma ser uma primeira das primeiras opções quando o assunto é financiamento imobiliário por conta de sua tradição neste seguimento. Entretanto, Bradesco e Itaú também reúnem condições que auxiliam o interessado na realização do sonho.

Como pedir o financiamento imobiliário?

A pessoa interessada no financiamento imobiliário deverá apresentar originais e cópias de RG e CPF – se for um casal –, dos comprovantes de estado civil e de renda (holerites, extratos bancários e declaração do imposto de renda).

A comprovação de renda do comprador indica a sua capacidade de pagamento das prestações, pois o valor delas não pode comprometer mais do que 30% da renda familiar mensal. O banco também realiza uma análise cadastral para verificar o nome nos cadastros de inadimplentes (como o Serasa) e outras fontes de consulta.

Quanto ao imóvel, é preciso apresentar a certidão atualizada da respectiva matrícula no Cartório de Registro de Imóveis. A casa ou o apartamento deve estar livre de ônus, sem dívida com a prefeitura e regularizado em nome do vendedor. Também não pode existir dívida de IPTU nem condomínio.

Não havendo nenhum problema, o crédito é aprovado com um período de validade a critério do banco.

A realização do sonho

Nelson Gonçalves Dias lembra, por fim, que esta é uma das maneiras mais buscadas quando se fala em compra de um imóvel. “Os juros do financiamento imobiliário são baixos, as garantias são dadas por instituições sérias e com credibilidade e tudo é feito com muita clareza”, complementa.

Ele finaliza dizendo que financiamento imobiliário é o forte da Gonçalves Imóveis e, por isso, a equipe está sempre a postos para ajudar aqueles que precisarem de orientação. “Temos uma equipe treinada para ajudar o cliente neste momento tão importante. Costumamos dizer que na Gonçalves Imóveis nós não negociamos imóveis apenas. Nós realizamos sonhos”, finaliza.