Preços dos imóveis têm queda, mas não devem permanecer muito tempo assim, diz especialista

Blog

Preços dos imóveis têm queda, mas não devem permanecer muito tempo assim, diz especialista

Nos primeiros 11 meses de 2019 o preço médio dos imóveis residenciais não sofreu reajustes e ficou praticamente estável em todo o país. A informação é da pesquisa FipeZap, divulgada nos primeiros dias deste mês.

A variação é menor do que a inflação de 3,04% esperada para o mesmo período, o que significa uma queda real de 2,92% do preço dos imóveis.

Para a comparação da variação desses preços com a inflação, o levantamento considera as previsões do Boletim Focus, do Banco Central, para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Entretanto, apesar da boa notícia, o cenário não deve permanecer assim por muito tempo. O alerta é do especialista em negócios imobiliários Nelson Gonçalves Dias.

“Os preços ficaram estáveis e em muitos casos até caíram, o que é bom para quem está pensando em comprar um imóvel”, diz. “Mas a tendência a partir de 2020 é que haja atualização”, continua.

Nelson, que possui uma das mais importantes imobiliárias de Osasco, a Gonçalves Imóveis, acredita que em mais um ou dois meses os preços devem retornar a patamares pré-crise e que por isso o momento de investir é agora.

“O mercado está reaquecendo e algumas construtoras ainda estão oferecendo registro e ITBI gratuitos. Mas logo devem deixar de oferecer. O interessado deve se apressar”, continua.

O especialista destaca que, apesar do momento oportuno, o cliente precisa tomar muito cuidado para não cair em golpes. “O ideal é que um profissional habilitado, registrado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) esteja conduzindo o processo. A imobiliária também precisa ter solidez e ser reconhecida no mercado”, finaliza.