Gonçalves Imóveis traz seis dicas importantes para você comprar um imóvel com segurança

Blog

Gonçalves Imóveis traz seis dicas importantes para você comprar um imóvel com segurança

A casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros e isso não é novidade para ninguém. Entretanto, antes de comprar um imóvel é preciso pensar em como adquiri-lo com segurança, para que o sonho não vire um pesadelo.

Por isso a Gonçalves Imóveis traz seis dicas importantes para ajudar o cliente a comprar um imóvel com toda a segurança.

Diretor da Gonçalves Imóveis, uma das mais tradicionais imobiliárias de Osasco, Nelson Gonçalves explica que o comprador precisa ser observador, cuidadoso e detalhista na hora de adquirir um imóvel, seja ele casa ou apartamento. “É importante contar com um profissional de confiança, pesquisar as melhores ofertas e visitar os imóveis. Mas, antes de tudo, o comprador precisa saber exatamente quanto vai poder investir”, diz.

Ele lembra que neste momento a ajuda de um corretor credenciado é fundamental para que nada dê errado. E para auxiliar aqueles que estão prestes a iniciar o processo de compra ele dá outras dicas valiosas para uma aquisição bem sucedida e sem surpresas.

1- É Importante que o comprador tenha em mente que tipo de imóvel quer. Casa ou apartamento? Usado, novo ou na planta? Também é preciso decidir qual o tamanho ideal, número de vagas de garagem, etc. No caso de apartamento, qual andar, com ou sem lazer, varanda, etc. Se for uma casa, ela precisa ter escritura.

2- Feitas estas escolhas é hora de pensar na região onde está o imóvel. Visite o bairro escolhido e verifique o que há no entorno. Outros empreendimentos, infraestrutura com escolas, padarias, supermercados, farmácias, hospitais, linhas de ônibus e metrô próximos, parques, etc. Visite durante o dia, à noite e aos finais de semana.

Observe o movimento, o barulho, se é um bairro residencial, mais tranquilo ou mais agitado com bares e restaurantes.

3- É sempre recomendado conhecer o histórico da imobiliária que está mediando a compra do seu imóvel. Pesquise sua história e negócios já realizados.  No caso de um imóvel na planta, pesquise a história da construtora/incorporadora. Se possível, peça para visitar uma obra já entregue. Acompanhe sempre o estágio das obras por meio de visitas.

4- A compra do imóvel precisa levar em consideração o valor que o comprador tem em mãos. Caso tenha uma boa reserva ela deve ser usada como entrada. Se houver saldo de FGTS ele também pode ser utilizado para diminuir o valor e número de parcelas restantes. Bancos e construtoras podem financiar o restante. Mas atenção: para que o financiamento seja aceito o imóvel precisa estar com a documentação em dia.

5- O valor das prestações pode sofrer alteração durante o financiamento. Isso porque são corrigidos mensalmente pelo INCC ou CUB. Se o imóvel for novo você poderá quitar a dívida usando o FGTS após a entrega das chaves. O mais importante é que o comprador tenha consciência do valor para não ficar enforcado.

6- Quando financiamento, assinatura da escritura do imóvel e entrega das chaves forem feitas, o comprador terá que pagar o ITBI à prefeitura e taxas de registro no cartório. Tudo isso pode somar quase 4% do valor do imóvel (no caso de não ser o 1º imóvel). Por isso é importante ter uma reserva financeira.

Finalmente: não deixe de registrar a escritura no Cartório de Registro de Imóveis, por mais que não tenha contratado um financiamento.